TCC's

Liliane Paineiras Simões

Polo: Cachoeiro de Itapemirim – ES

Resumo

A pesquisa desenvolvida teve como foco de investigação as práticas curriculares da escola diante das diferenças apresentadas pelos alunos no processo de ensino e de aprendizagem. Buscando privilegiar, portanto, uma análise pedagógica dos dados levantados, procurou-se adensar os resultados de pesquisa que têm possibilitado construir uma perspectiva pedagógica de análise do fazer escolar, sem desprezar ou abandonar as análises subsidiárias dos campos afins. Esse esforço reflete uma tentativa de constituir-se com esse trabalho um estudo curricular sobre a escola. O fracasso escolar é uma abordagem voltado para as dificuldades que interessa a Psicanálise e suas conexões com a educação, que tiveram início desde Freud. Portanto procuramos abordar o fracasso escolar e suas manifestações atuais, e buscar na bibliografia pesquisada elementos que possibilitem uma leitura diferenciada e reflexiva é o trajeto deste artigo.