TCC's

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Alunas: Ana Cláudia Alves de Moraes Pacheco

Cindy Santos da Silva

Fernanda dos Santos Coelho Sampaio

Polo: Cabo Frio – RJ

 

Resumo

 

Este trabalho apresenta um estudo sobre os jogos e as brincadeiras no desenvolvimento integral da criança da Educação Infantil, levantando o questionamento sobre procedimentos usados pelo professor na aprendizagem. A utilização do brincar para crianças portadoras de necessidades especiais, trazendo à luz algumas considerações acerca da brincadeira da criança de 0 a 5 anos de idade. A partir dos estudos de Vygotsky (1994) que afirma que a brincadeira permite que as ações da criança ultrapassem o desenvolvimento já alcançado, impulsionando-a a conquistar novas possibilidades de compreensão e de ação sobre o mundo. Nesse sentido, Piaget (1976) afirma que a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança, ele ainda classifica o desenvolvimento da criança em vários estágios, e falando em jogo, separa as fases em que a criança apenas realiza o exercício (jogo sensório-motor), sendo substituído pelo jogo de símbolo e este por sua vez pelo jogo de regras. Construindo, transformando e destruindo a criança expressa seu imaginário, seus problemas e permite aos terapeutas o diagnóstico de dificuldades de adaptação, bem como a educadores o estímulo da imaginação infantil e o desenvolvimento afetivo e intelectual. Kishimoto (1996).