Gestão Escolar

Desde que a Resolução CNE/CP n. 1/2006 deixou explicito que a gestão é uma capacidade necessária para atuação docente dentro da sala de aula ou no espaço administrativo das aulas, percebeu-se a necessidade de formação dos atores educacionais na perspectiva de compreender que, por meio da gestão escolar, garante-se a qualidade na formação humana, que deve ser entendida na sua totalidade. A tomada de decisão, razão de ser da gestão, consiste em compreender que uma escolha entre várias alternativas terá repercussões e consequências ao longo da vida de um indivíduo e de uma sociedade. Neste enfoque, e, reconhecendo a complexidade da globalização e da crise financeira vivenciada no período contemporâneo, unir gestão e empreendedorismo é oferecer ao aluno do curso de Gestão e Empreendedorismo Escolar uma visão sistêmica das estratégias e possibilidades que podem ser escolhidas para o êxito do processo educacional, tanto na esfera administrativa como na pedagógica.

MATRIZ CURRICULAR

O curso de pós-graduação a distância – EAD – da FAEL foi composto em três módulos temáticos englobando teoria e prática, nos quais professores qualificados promovem o desenvolvimento de práticas pedagógicas, visando aflorar nos alunos a necessidade de aprimoramento e pesquisa numa era tão competitiva.

Módulo Básico

Envolve disciplinas de formação básica relativas ao desenvolvimento profissional em uma respectiva área. Estão contidas também as competências primordiais para o satisfatório desempenho da atividade.

DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA

Mídia, Tecnologias e Aprendizagem 30 horas

A mídia como recurso para construção de discursos. Mídia e vida humana – implicações e intervenções na natureza humana a partir do aparato tecnológico do Sistema Social da Mídia. Imagens Midiáticas e suas relações sociais. Linguagens midiáticas e suas implicações sobre a formação do sujeito. A mídia como dispositivo pedagógico. Mídia e tecnologia, a ampliação do potencial comunicativo. A mídia e seu potencial de (re)significar objetos. A relação da mídia com a educação, no estabelecimento de contextos complexos para a relação ensino/aprendizagem.

Fundamentos Filosóficos e Pedagógicos do Ensino Superior 30 horas

Caracterização da educação superior e suas finalidades. Fundamentos pedagógicos do ensino superior amparados nas tendências progressistas: a libertadora, a libertária e a crítico-social dos conteúdos. Processo formativo na educação superior, priorizando a universidade como espaço por excelência para a produção do conhecimento. Excelência e competência profissional na ação docente. Fundamentos filosóficos da educação superior. A reflexão filosófica e seu papel na formação de educadores e acadêmicos críticos e conscientes de sua condição de produtores de cultura.

Diversidade e Inclusão Educacional 30 horas

Multiculturalismo: o enfrentamento da diversidade cultural na escola, compreendendo a constituição da sociedade em sua pluralidade. A diversidade cultural na legislação brasileira. A desconstrução de discursos e conceitos em relação às questões raciais. A escola como espaço para a construção de relações interculturais. O enfrentamento de estereótipos e preconceitos, discriminações e racismos, bem como os processos de inclusão e exclusão social e institucional das pessoas diferentes. Diversidade e currículo e as práticas educativas dos professores. O currículo e sua visão democrática. Estratégias pedagógicas frente à diversidade cultural. A escola e o pluralismo cultural e currículos multiculturais no estabelecimento do respeito às diferenças.

Teorias do Pensamento Contemporâneo 30 horas

A natureza do conhecimento e sua evolução. O pensamento e a construção do conhecimento, considerando três elementos essenciais: o sujeito, o objeto, a imagem. Estruturas e formas de conhecimento: empírico, teológico, filosófico e científico. Pensamento científico, da era clássica à moderna. O Racionalismo: a faculdade autônoma do conhecimento, tendo por base “A razão”. Paradigmas do pensamento científico do séc. XX. Fenomenologia: a intencionalidade da consciência humana. O conflito de paradigmas e abordagens contemporâneas. A complexidade humana: limites e desafios culturais.

A Psicologia do Comportamento Escolar 30 horas

Compreender comportamentos e indicar possibilidades oferecidas pela psicologia no processo de aprendizagem. A concepção de aprendizagem à luz das teorias da aprendizagem e científica. A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) e sua influência no relacionamento professor-aluno. Gestão de relacionamento e comportamento escolar – relações interpessoais. Inteligência emocional. Comportamento em sala de aula, a questão da indisciplina. Habilidades sociais em sala de aula: relação professor-aluno. Bullying influenciando o comportamento escolar (sua identificação, efeitos, o papel do professor em seu enfrentamento). A separação dos pais e a mudança comportamental das crianças. Os transtornos psiquiátricos/emocionais influenciando o comportamento do aluno na escola. Dificuldades de aprendizagem ocasionadas pela dislexia, discalculia e dispraxia.

Metodologia da Pesquisa Científica 30 horas

Conceituação e natureza da pesquisa científica. As formas de conhecimento: ciência, senso comum e ideologias. O método das ciências naturais e das ciências sociais. A evolução dos métodos de pesquisa. O método argumentativo, sua ascensão, queda e renascimento. A epistemologia Kantiana. O método dialético e as contribuições de Hegel e Marx. Principais métodos de pesquisa: dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo, histórico e comparativo. A evolução da ciência na contemporaneidade. Principais tipos de pesquisa: exploratória, descritiva, explicativa. Elementos essenciais em um roteiro de pesquisa (tema, problema, hipótese, referencial teórico e revisão da literatura). Ferramentas, fontes e esquemas de pesquisa. A questão do plágio. O papel do orientador no desenvolvimento da pesquisa. Principais formas de pesquisa (participante, qualitativa, documental, quantitativa). Elaboração do artigo científico e demais trabalhos de conclusão de curso.

Módulo Específico

Engloba as disciplinas da linha de formação do aluno, focando numa qualificação mais direcionada à área de atuação do mesmo. Por isso, o aluno deverá escolher seis (6) disciplinas que pretende cursar, no ato da matrícula, impreterivelmente. Nesta metodologia, o aluno participa das aulas virtualmente.

DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA

A Gestão do Ensino e da Avaliação da Aprendizagem Contemporânea 30 horas

As transformações sociais e a escola. Atribuições do pedagogo na gestão escolar. Gestão do ensino. Gestão democrática. A organização do currículo como ação determinante na gestão do processo de ensino. A gestão da avaliação da aprendizagem na escola. A gestão da avaliação institucional.

A Gestão Escolar de Pessoas e de Processos Administrativos 30 horas

Reconhecimento do valor e da complexidade do potencial humano. A gestão de inovação. A busca do conhecimento e do aprendizado. Planejamento estratégico de gestão de pessoas. Sistema de captação e retenção de talentos. Educação para o trabalho e para a vida. Acompanhamento estratégico à performance. Plano estratégico de remuneração. Gerenciamento estratégico de processos organizacionais: principais características da orientação para processos; identificação e descrição do processo; análise do processo.

Desafios e Perspectivas para a Gestão Escolar Empreendedora 30 horas

Estrutura humana e técnica da gestão escolar. A universalização da educação e a necessidade da busca de excelência da educação. A participação da equipe pedagógica como fator determinante da gestão de qualidade. Princípios que norteiam o trabalho em equipe. Contexto atual do mercado e seus desafios.

Direito Educacional e Políticas Públicas em Educação 30 horas

Conceituação de política. A democracia no contexto político brasileiro. A participação política. Política e educação. Políticas públicas: conceito; direito à educação. Direito à educação à luz da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Sistema escolar e organização da educação brasileira. A estrutura do sistema escolar brasileiro. Plano Nacional de Educação (PNE): objetivos; prioridades. Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). As políticas de financiamento da educação brasileira. Direção e realização do ensino. Gestão escolar democrática e participativa: fundamentos e princípios.

Fundamentos da Gestão Escolar 30 horas

A administração escolar como eixo do trabalho pedagógico na escola. Histórico e principais teorias da administração. Evolução da administração escolar no Brasil e seus pressupostos teórico-metodológicos. Conceitos de organização, gestão, planejamento, participação e cultura organizacional. Princípios e características da gestão escolar participativa. Ação administrativa colegiada: compromisso político-social e técnico-pedagógico na operacionalização dos projetos das instituições educativas (conselho escolar e associação de pais, professores e funcionários). Conselho de classe. Participação estudantil e grêmio escolar. Papel do gestor escolar na organização do trabalho na escola. Experiências de gestão escolar.

Gestão Escolar Empreendedora e Legislação Educacional 30 horas

O cenário da escola frente às mudanças sociais. Mudanças: por que elas acontecem. O cenário brasileiro frente às mudanças. Empreendedorismo: conceito; características do empreendedor; competências do empreendedor. Empreendedor de sucesso e a busca de oportunidades. Planejamento e empreendedorismo. Enfrentamento de desafios. Gestão na sociedade do conhecimento. Legislação educacional. A educação além dos muros da escola: educação formal, informal e não-formal. A educação e a busca da competência humana: caminhos a percorrer.

Organização Política e Legislação do Ensino Superior 30 horas

Organização política brasileira e sua estrutura. Leis que regem a organização política brasileira: comerciais, processuais e penais. Lei que rege o ensino superior: Lei 5540/68. Legislação do ensino superior: artigos 43, 44, 45, 46, 47, 48, 49, 50, 51, 52, 53, 54, 55, 56 e 57. Políticas do governo Lula: PROUNI, ENEM, ENADE. Educação a distância: conceito e metodologia. Ministério da Educação (MEC): Secretaria da Educação Superior (SESU); MEC/CAPES; MEC/INEP. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAE): legislação; instrumentos.

Planejamento Pedagógico e Avaliação Institucional 30 horas

Dimensão pedagógica da escola: educação; funções da escola; princípios. Dimensão administrativa da escola: sistema; organização; política; planejamento (educacional e pedagógico) e avaliação. Qualidade em educação na escola. Desenvolvimento organizativo. Políticas educacionais. Projeto Pedagógico da Escola: princípios organizativos; diagnóstico para elaboração do projeto (PPE). Organização das etapas de elaboração do Projeto Pedagógico da Escola (PPE). Avaliação institucional.

Previsão Orçamentária e a Gestão Escolar 30 horas

Planejamento estratégico escolar. Alinhamento estratégico escolar. Planejamento financeiro. Previsão orçamentária. Terminologia empregada em diferentes momentos da previsão orçamentária. Cultura orçamentária. Base histórica de informações. Tipos de orçamentos. Previsão orçamentária e a gestão escolar. Estrutura do orçamento na gestão administrativa escolar. Materiais de alta mortalidade e de consumo. Formação do preço dos serviços educacionais. Construção de orçamento escolar de curto prazo.

Princípios e Métodos da Gestão Escolar Empreendedora 30 horas

Construção teórica da gestão escolar: paradigmas e tendências. Gestão escolar democrática e participativa: fundamentos e princípios. Empreendedorismo: conceito; competências e habilidades. Sistema escolar brasileiro: estrutura. Estrutura administrativa da educação básica: nível federal; nível regional; nível estadual; nível municipal. Políticas de financiamento da educação brasileira: recursos internos (públicos e privados); recursos externos (públicos e privados). Conceitos de democracia. Instâncias colegiadas de gestão: conselho de classe; conselho escolar; Associação de Pais, Professores e Funcionários; grêmios estudantis. Projeto Político Pedagógico (PPP). Mecanismos para escolha do dirigente escolar. Regimento escolar. Autonomia da escola. Empreendedorismo na educação. Formação continuada e valorização do profissional. Planejamento como instrumento de gestão. Avaliação como instrumento de gestão.

Pesquisa

Esta metodologia orienta o aluno quanto à estrutura, desenvolvimento e defesa do trabalho de conclusão de curso. O formato concilia conhecimento universal e personalizado.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA

Trabalho de Conclusão de Curso 60 horas

O trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é de caráter obrigatório. Cada cursista realizará um trabalho de pesquisa que resultará em um artigo científico, obedecendo às normas técnicas oficiais e demais normas estabelecidas pela FAEL para elaboração, formatação e apresentação de trabalhos.
O trabalho, deve observar as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), escrito em linguagem padrão e deverá ser apresentado na forma virtual, contendo de 20 a 30 laudas.
Banca de apresentação, o aluno defenderá o TCC perante uma banca composta por profissionais designados pela coordenação, um dos quais será sempre o orientador.

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