Educação Infantil

Desde que a Constituição Brasileira de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases que estabelecem a necessidade de formação continuada de professores foram implementadas no país, ocorreram experiências inovadoras e significativas na área da profissionalização docente e, ao mesmo tempo, os professores organizaram-se em prol de atender uma demanda que requer entendimento sobre os novos cenários educacionais.

MATRIZ CURRICULAR

O curso de pós-graduação a distância – EAD – da FAEL foi composto em três módulos temáticos englobando teoria e prática, nos quais professores qualificados promovem o desenvolvimento de práticas pedagógicas, visando aflorar nos alunos a necessidade de aprimoramento e pesquisa numa era tão competitiva.

Módulo Básico

Envolve disciplinas de formação básica relativas ao desenvolvimento profissional em uma respectiva área. Estão contidas também as competências primordiais para o satisfatório desempenho da atividade.

O aluno assiste as videoaulas no polo presencial.

DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA

Mídia, Tecnologias e Aprendizagem 30 horas

A mídia como recurso para construção de discursos. Mídia e vida humana – implicações e intervenções na natureza humana a partir do aparato tecnológico do Sistema Social da Mídia. Imagens Midiáticas e suas relações sociais. Linguagens midiáticas e suas implicações sobre a formação do sujeito. A mídia como dispositivo pedagógico. Mídia e tecnologia, a ampliação do potencial comunicativo. A mídia e seu potencial de (re)significar objetos. A relação da mídia com a educação, no estabelecimento de contextos complexos para a relação ensino/aprendizagem.

Fundamentos Filosóficos e Pedagógicos do Ensino Superior 30 horas

Caracterização da educação superior e suas finalidades. Fundamentos pedagógicos do ensino superior amparados nas tendências progressistas: a libertadora, a libertária e a crítico-social dos conteúdos. Processo formativo na educação superior, priorizando a universidade como espaço por excelência para a produção do conhecimento. Excelência e competência profissional na ação docente. Fundamentos filosóficos da educação superior. A reflexão filosófica e seu papel na formação de educadores e acadêmicos críticos e conscientes de sua condição de produtores de cultura.

Diversidade e Inclusão Educacional 30 horas

Multiculturalismo: o enfrentamento da diversidade cultural na escola, compreendendo a constituição da sociedade em sua pluralidade. A diversidade cultural na legislação brasileira. A desconstrução de discursos e conceitos em relação às questões raciais. A escola como espaço para a construção de relações interculturais. O enfrentamento de estereótipos e preconceitos, discriminações e racismos, bem como os processos de inclusão e exclusão social e institucional das pessoas diferentes. Diversidade e currículo e as práticas educativas dos professores. O currículo e sua visão democrática. Estratégias pedagógicas frente à diversidade cultural. A escola e o pluralismo cultural e currículos multiculturais no estabelecimento do respeito às diferenças.

Teorias do Pensamento Contemporâneo 30 horas

A natureza do conhecimento e sua evolução. O pensamento e a construção do conhecimento, considerando três elementos essenciais: o sujeito, o objeto, a imagem. Estruturas e formas de conhecimento: empírico, teológico, filosófico e científico. Pensamento científico, da era clássica à moderna. O Racionalismo: a faculdade autônoma do conhecimento, tendo por base “A razão”. Paradigmas do pensamento científico do séc. XX. Fenomenologia: a intencionalidade da consciência humana. O conflito de paradigmas e abordagens contemporâneas. A complexidade humana: limites e desafios culturais.

A Psicologia do Comportamento Escolar 30 horas

Compreender comportamentos e indicar possibilidades oferecidas pela psicologia no processo de aprendizagem. A concepção de aprendizagem à luz das teorias da aprendizagem e científica. A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) e sua influência no relacionamento professor-aluno. Gestão de relacionamento e comportamento escolar – relações interpessoais. Inteligência emocional. Comportamento em sala de aula, a questão da indisciplina. Habilidades sociais em sala de aula: relação professor-aluno. Bullying influenciando o comportamento escolar (sua identificação, efeitos, o papel do professor em seu enfrentamento). A separação dos pais e a mudança comportamental das crianças. Os transtornos psiquiátricos/emocionais influenciando o comportamento do aluno na escola. Dificuldades de aprendizagem ocasionadas pela dislexia, discalculia e dispraxia.

Metodologia da Pesquisa Científica 30 horas

Conceituação e natureza da pesquisa científica. As formas de conhecimento: ciência, senso comum e ideologias. O método das ciências naturais e das ciências sociais. A evolução dos métodos de pesquisa. O método argumentativo, sua ascensão, queda e renascimento. A epistemologia Kantiana. O método dialético e as contribuições de Hegel e Marx. Principais métodos de pesquisa: dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo, histórico e comparativo. A evolução da ciência na contemporaneidade. Principais tipos de pesquisa: exploratória, descritiva, explicativa. Elementos essenciais em um roteiro de pesquisa (tema, problema, hipótese, referencial teórico e revisão da literatura). Ferramentas, fontes e esquemas de pesquisa. A questão do plágio. O papel do orientador no desenvolvimento da pesquisa. Principais formas de pesquisa (participante, qualitativa, documental, quantitativa). Elaboração do artigo científico e demais trabalhos de conclusão de curso.

Módulo Específico

Engloba as disciplinas da linha de formação do aluno, focando numa qualificação mais direcionada à área de atuação do mesmo. Por isso, o aluno deverá escolher seis (6) disciplinas que pretende cursar, no ato da matrícula, impreterivelmente. Nesta metodologia, o aluno participa das aulas virtualmente.

DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA

Desenvolvimento Biológico, Experiência Social e as Implicações na Aprendizagem 30 horas

O desenvolvimento biológico e os processos evolutivos do ser humano. Atrasos maturacionais e dificuldades na aprendizagem: Maturação; Dificuldades na aprendizagem. Transtornos do desenvolvimento e as necessidades especiais: deficientes visuais; deficientes auditivos; Deficientes mentais e paralisia cerebral; Alterações psicomotoras; autismo. Educação inclusiva.

Formação Pessoal, Social e Conhecimento de Mundo 30 horas

A Origem da Filosofia e seu significado. O sentido da filosofia e sua etimologia. A passagem do mito a filosofia. Preocupações e características da filosofia nascente. A filosofia dos pré‑socráticos. Sócrates e a emergência do humano na Filosofia. Sócrates, os sofistas e a batalha das ideias: Conhece‑te a ti mesmo; o homem e sua psiquê; o método introspectivo e auto‑educação; a maiêutica socrática e a descoberta da verdade. Platão e a educação pública do cidadão. O Mito da Caverna de Platão. Aristóteles e a Educação para a Formação Política. Rousseau e a Educação para a Vida e para Liberdade. Foucault, Educação controle e disciplina.

Fundamentos Biológicos do Desenvolvimento 30 horas

Embriologia. Hereditariedade. Desenvolvimento biológico nos dois primeiros anos de vida – primeira infância. Desenvolvimento biológico dos três aos dez anos de vida – segunda infância. Desenvolvimento biológico na adolescência. Desenvolvimento biológico na idade adulta. Desenvolvimento biológico na idade avançada.

Lúdico e o Ensino de Literatura na Educação Básica 30 horas

A literatura e sua relação com a leitura na educação básica. A qualidade dos textos explorados na escola. Conceito de literatura. Funções da literatura. A leitura significativa na escola. A importância do lúdico na formação social do indivíduo. O sentido do jogo para a criança. O jogo e a fascinação. O lúdico e a palavra. Poesia: um “brincar” com as palavras. As várias possibilidades de leitura de um texto.

Metodologia em Linguagem Oral e Escrita 30 horas

Oralidade, escrita e leitura: processos integrantes e indispensáveis à alfabetização e ao letramento. Linguagem oral e escrita: uma constante no cotidiano. Práticas correntes da linguagem oral e escrita na educação infantil. A criança e a linguagem oral: a linguagem oral e o planejamento da ação pedagógica; Variação linguística; objetivos do ensino da linguagem oral na educação infantil; sugestões de práticas de oralidade na educação infantil. A avaliação da oralidade. A criança e a linguagem escrita. Para quem escrever. A história da escrita. Produzindo a escrita: fase pré-silábica; Fase silábica sem valor sonoro; Fase silábica com valor sonoro; fase silábica-alfabética; fase alfabética. A escrita como processo. O professor como escriba. Reescrita. Ambiente alfabetizador. O uso do caderno. Objetivos do ensino da linguagem escrita na educação infantil. A avaliação da escrita. A criança e a leitura. A escola e o desenvolvimento de atitudes leitoras. Finalidades e funções da leitura. Leitura literária. Objetivos do ensino da leitura na educação infantil. Práticas de leitura na Educação Infantil. Avaliação de leitura.

Práticas Pedagógicas do Ensino de Matemática na Educação Infantil 30 horas

Importância da educação infantil. Considerações acerca da Educação Infantil na LDB e na Constituição. Piaget e Vygotsky: a influência destes dois autores sobre as teorias educacionais. A criança na educação infantil. O professor e a professora na educação infantil. Abordagens e teorias de ensino: Ensino Clássico; Matemática Moderna; Didática da Matemática; Teoria das Situações Didáticas – Guy Brousseau; Resolução de Problemas; A questão do sentido da matemática. Propostas de práticas de Matemática na Educação Infantil: Áreas a serem desenvolvidas e objetivos gerais; processos mentais básicos; considerações sobre o ensino dos números; considerações sobre o ensino de geometria; Considerações sobre a medição. Atividades em sala de aula.

Práticas Pedagógicas: movimento, música e artes visuais 30 horas

Panorama do Ensino da Arte e Artes no Brasil: Percurso do ensino da arte no contexto escolar. O início do ensino da arte no Brasil: A influência da pedagogia tradicional; Escola Nova: o ensino centrado no aluno. Pedagogia Crítica: A arte voltada para a aprendizagem contextualizada. Tecnicismo: Ausência de relação com a realidade do aluno e do professor. Sistematização de conteúdos e metodologias. Diversidade e pluralidade cultural: Ênfase ao questionamento dos conteúdos. Cotidiano e mídia: Novas vertentes do ensino da arte. Práticas Pedagógicas: Transformação, criatividade e expressão. Conhecimento de Mundo: Movimento, música e artes visuais. Movimento: Muito mais do que mexer partes do corpo. Música: Expressão e produção de silêncio e sons. Artes Visuais: Expressão e Comunicação.

Práticas Pedagógicas: natureza e sociedade e matemática 30 horas

Concepção atual do aluno da Educação Infantil e o perfil da Educação Infantil. Educação Matemática na Educação Infantil. Números e sistema de numeração. Grandezas e medidas. Espaço e forma. Orientações didáticas da educação matemática. O recurso às brincadeiras e aos jogos infantis com vistas à ampliação do conhecimento da criança. Os jogos de percurso para trabalhar diferentes conteúdos. Natureza e sociedade na educação infantil. Orientações didáticas para o trabalho educativo de natureza e sociedade. Conhecendo fenômenos da natureza.

Psicologia e Aprendizagem 30 horas

A educação sob a ótica da aprendizagem. Conceito de inteligência. Classificação: inteligência QI e g. Múltiplas inteligências: interpessoal; intrapessoal; linguística; lógico – matemática; espacial; cinestésica – corporal; musical. Processo de desenvolvimento da inteligência. Canais de aprendizagem. Teoria da personalidade. Tipos de personalidade. Distúrbios da personalidade: neuroses, psicoses. Transtornos de personalidade: antissocial; borderline (limítrofe); paranóide; dependente; esquizóide; ansiosa; histriônica; obsessiva; de humor (bipolar e maníaco depressivo). Teorias da psicologia e suas formas de estudo sobre a aprendizagem: escola da psicologia cognitiva; escola da psicologia behavorista; escola da psicologia psicanalista; escola da psicologia gestalt. Escolas e as tendências atuais: epistemologia genética de Piaget; Bruner e sua teoria construtivista; Vygotsky e a teoria sociocultural; instruções ancoradas; teoria da flexibilidade cognitiva; aprendizagens situadas; gestaltismo; teorias da inclusão; teorias da aprendizagem experimental; teorias das inteligências múltiplas.

Pesquisa

Esta metodologia orienta o aluno quanto à estrutura, desenvolvimento e defesa do trabalho de conclusão de curso. O formato concilia conhecimento universal e personalizado.

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA

Trabalho de Conclusão de Curso 60 horas

O trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é de caráter obrigatório. Cada cursista realizará um trabalho de pesquisa que resultará em um artigo científico, obedecendo às normas técnicas oficiais e demais normas estabelecidas pela FAEL para elaboração, formatação e apresentação de trabalhos.
O trabalho, deve observar as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), escrito em linguagem padrão e deverá ser apresentado na forma virtual, contendo de 20 a 30 laudas.
Banca de apresentação, o aluno defenderá o TCC perante uma banca composta por profissionais designados pela coordenação, um dos quais será sempre o orientador.

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