Na última sexta-feira, 1 de março de 2013, os estudantes do polo de apoio presencial da Faculdade Educacional da Lapa – FAEL, localizado em Nova Friburgo (RJ), tiveram a oportunidade de participar de aula inaugural para apresentação do sistema institucional de ensino.

Os alunos fazem parte do curso de graduação em pedagogia, que ainda está com as matrículas abertas até o dia 10/03/2013.

O objetivo do evento, realizado pela parceira Valéria Faustino, foi o de esclarecer temas básicos sobre a instituição e introduzir os estudantes na inovadora metodologia de ensino a distância – EAD.

A parceira explica que a aula foi dividida nas seguintes etapas:

• Apresentação da FAEL;
  • Responsabilidades da instituição;
  • Esclarecimentos sobre a educação a distância;
  • Características da metodologia de ensino da faculdade;
  • Orientações aos alunos para que eles alcancem o máximo de eficiência em seus estudos.

Valéria Faustino conta que a aula também teve a participação da coordenadora do polo, Germana Viegas, que discorreu sobre os benefícios da metodologia de ensino a distância; a importância do ambiente virtual do aluno – Sala de Aula Virtual e explicou os workshops, que são atividades de integração de conhecimentos, realizadas pela FAEL.

“Na segunda etapa da aula, comentamos casos de pessoas bem sucedidas que realizaram seus estudos por intermédio da educação a distância e esclarecemos os benefícios desta modalidade de ensino”, conta Valéria Faustino.

A parceira diz que, durante a programação, os alunos também contaram com a presença de uma ex-aluna da faculdade, que discursou sobre seus estudos na FAEL e relatou a sua satisfação em ter finalizado seu curso na faculdade.

“Foi uma ação muito importante, pois os estudantes possuem certa expectativa em relação a metodologia de educação a distância e, por este motivo, o esclarecimento de alguns assuntos foi essencial. Além disso, eles ficaram bem situados sobre o papéis desempenhados por eles e pela instituição”, finaliza Valéria Faustino.

Jaqueline Damasio Moreira