Avaliação Institucional

Definição de Autoavaliação Institucional

 

A autoavaliação institucional é um instrumento norteador para o desenvolvimento integral dos cursos de Ensino Superior. Neste sentido, a Portaria nº 2051, 09 de julho 2004, que regulamenta os procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído na Lei n o 10.861, de 14 de abril de 2004, prevê a criação de comissões próprias de avaliação (CPA’s) com o objetivo de proceder à auto-avaliação nas instituições de ensino superior (IES).

 

Finalidades da Autoavaliação Institucional

 

A finalidade da autoavaliação institucional é analisar o desempenho apresentado em todos os aspectos qualitativos dos cursos superiores ofertados pela IES em todos os aspectos: pedagógicos, estruturais, técnicos, administrativos e acadêmicos.

A concepção de autoavaliação adotada pela Faculdade Educacional da Lapa – FAEL é:

  • Analisar o conjunto institucional integralmente, em todos os aspectos: pedagógicos, estruturais, técnicos, administrativos e acadêmicos; dentre outros aspectos, ensino-pesquisa-extensão, administração, responsabilidade e compromissos sociais, formação etc.;
  • Respeitar a missão e a identidade da IES;
  • Respeitar as diversidades e as diferenças existentes;
  • Conhecer a realidade a qual está inserida e detectar possíveis problemas para que possam ser sanados de forma ética e dinâmica;
  • Os sujeitos avaliadores de todos os processos apresentados pela IES são os conjuntos de acadêmicos, docentes, funcionários técnicos e administrativos e membros da comunidade externa;
  • Divulgar os resultados obtidos, bem como buscar ações e alternativas para melhor e sanar aspectos que não apresentaram um grau satisfatório relevante.

 

Metodologia de Aplicação da Autoavaliação da FAEL

O instrumento de autoavaliação Institucional integra todos os aspectos da IES: direção, coordenação, discentes e docentes da graduação e pós-graduação; funcionários técnicos e administrativos; alunos egressos e representantes da sociedade civil.

Os instrumentos de autoavaliação institucional adotados pela CPA da FAEL são questionários específicos para cada um dos aspectos a serem avaliados. O intuito é que cada integrante da IES a avalie a partir de sua contextualização específica e que seja igualmente avaliado.

No processo de autoavaliação da IES, os docentes, funcionários técnicos e administrativos, coordenadores e diretores serão individualmente avaliados, bem como os aspectos de infra-estrutura e político-pedagógico.

Para a organização e estruturação da autoavaliação Institucional, é considerada uma gama de indicadores de desempenho, contendo aspectos qualitativos e quantitativos, o qual é continuamente reavaliado e readequado de acordo com os contextos em que se está inserido, tornando desta forma o processo de avaliação mais eficaz e significativo para a Instituição.

 

Período para Realização

A autoavaliação institucional será realizada em todo semestre letivo, sendo que no primeiro semestre é feita a avaliação das disciplinas e docentes e no segundo semestre a autoavaliação institucional será completa.

 

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

Serão divulgados anualmente os seguintes relatórios:

  • Relatórios Gerais da autoavaliação, contendo os aspectos gerais da avaliação de todos os aspectos avaliados. Esse Relatório será divulgado a todos os integrantes da IES.
  • Relatório de cada docente, funcionário técnico e administrativo, coordenador e diretor, que receberá o resultado da avaliação do seu desempenho profissional. Esses relatórios serão também divulgados para os coordenadores e diretores que lhes sejam diretamente superiores, bem como para a Direção Geral.

Visando a garantia de caráter sigiloso e não punitivo do processo de autoavaliação, a CPA definiu que nenhuma informação que possibilite a identificação do participante do instrumento avaliativo poderá ser usada e que as informações deverão ser processadas em números (absolutos e relativos). Desta forma, à sua opinião, percepção e contribuição individual será somada as dos demais participantes.

 

ACESSO AOS RELATÓRIOS

Os relatórios gerais serão disponibilizados no site da Faculdade através do link da CPA e os relatórios detalhados são privilégio do Conselho Acadêmico.

voltar